quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mudanças com o bebê (baby center)

-31 semanas de gestação:
Os movimentos do bebê estão meio diferentes: em vez das cambalhotas de antes, agora ele se mexe mais devagar (com um chute ocasional, é claro!). Desde que você o sinta mexer de tempos em tempos, não há com o que se preocupar. A esta altura, a maioria dos bebês já está em "apresentação cefálica", o termo técnico para o "de cabeça para baixo".

-32 semanas de gestação:
Não é de estranhar que você esteja se sentindo enorme. Do meio quilo que você deve estar engordando por semana, cerca de metade vai direto para o bebê. Ele está acumulando tecidos gordurosos e ganha um terço do peso com que vai nascer nas últimas sete semanas da gravidez. Graças a essa reserva de gordura, ele começa a ter um aspecto saudável e fofinho: que venham as bochechas!

-33 semanas de gestação:
O bebê provavelmente está posicionado de cabeça para baixo no útero — embora ainda possa mudar de posição --, e os ossos do crânio dele ainda são flexíveis, para facilitar a passagem pelo canal de parto. As contrações de treinamento começam a ficar mais perceptíveis, mas ainda são irregulares.

-34 semanas de gestação:
Que comece a contagem regressiva! Você está entrando no último mês da gravidez. A esta altura, os pulmões do bebê já estão razoavelmente desenvolvidos. Crianças nascidas com 35 semanas às vezes não precisam nem ir para o centro de tratamento intensivo, e já podem ir para o quarto com a mãe.

-35 semanas de gestação:
Agora, o bebê está apertadinho dentro do útero. Não se surpreenda se conseguir distinguir um cotovelo ou um joelho só de olhar para a sua barriga se mexendo. A cabeça pode "encaixar" no seu quadril, e as pessoas podem dizer que sua barriga está "baixa". Alguns bebês, no entanto, demoram mais para encaixar, principalmente quando não são o primeiro filho.

-36 semanas de gestação:
Quando esta semana terminar, você terá chegado a um grande marco da gravidez: seu bebê não será mais considerado prematuro. Ele já tem sinal verde para nascer "a termo". À medida que o bebê se encaixa na sua bacia, seus pulmões e seu estômago podem ganhar algum refresco, mas por outro lado a bexiga vai ficar mais espremida — mandando você mais vezes para o banheiro.

-37 semanas de gestação:
Falta pouco agora! Esta semana, seu bebê vai perdendo a camada de pêlos fininhos que o recobria, o lanugo, e também o "verniz" que isola a pele dele do líquido amniótico. Essas secreções são engolidas pelo próprio bebê, e formam o mecônio, o primeiro cocô.

-38 semanas de gestação:
Sabemos que há muita coisa para preparar e que nessas horas às vezes surge um desejo louco de limpeza e organização, mas faça o máximo para descansar, porque vai ser sua última chance por algum tempo. Se você está trabalhando, fique atenta aos sinais do seu corpo, para ver se não é melhor diminuir o ritmo. Aproveite e passe bastante tempo com seu companheiro — afinal, logo vocês terão muito mais coisas com que se ocupar.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

EVERCÍCIOS PARA GRÁVIDAS


Para melhora da circulação do retorno venoso (evita inchaços) : Posição: Fique deitada com um travesseiro na cabeça e de dois a três travesseiro nos pés, mantendo a cabeça reta, joelhos esticados e de um modo que se sinta com a coluna confortavelmente encaixada a ponto dessa estar levemente apoiada no colchão.Execução: Primeiro, realize movimentos de dobrar e esticar os pés com 20 repetições. Após os movimentos com os pés realize o movimento para o bombeamento com os braços. Com braços a 90º e cotovelos esticados, a gestante deve realizar movimentos de abrir e fechar as mãos com ritmo e vigor (20 repetições). É importante que a palma da mão da gestante esteja sempre voltada para seu rosto e que se respeite uma distância entre as mãos maior que as dos ombros. Segundo, movimentar os pés desenhando círculos, 10 vezes para fora e 10 vezes para dentro. Depois com as mãos, 10 vezes para dentro e 10 vezes para fora.

Para fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico : Posição: Deitada de barriga para cima, com os joelhos dobrados e pés bem apoiados no chão afastados um do outro. Pode-se ou não colocar um travesseiro ou uma bola entre os joelhos. Identifique com dois dedos a musculatura que tem entre o ânus e a vagina. Perceba que, quando você contrai o ânus, essa musculatura vai para dentro e para cima.
Execução: Contraia o ânus e mantenha essa contração durante 5 segundos, depois relaxe durante 15 segundos. Esse exercício deve ser repetido 560 vezes, essa quantidade pode ser dividida em 30 movimentos pela manhã e 30 à noite.
Abnominal que pode ser praticado por grávidas : Pegar o ar no peito, soprar comprido abaixando as costelas, levando o ar em direção à barriga. Puxe suavemente o umbigo em direção às costas e eleve uma das pernas no ar a 90 graus (coxa, joelho e pé, sem deixar a bacia se movimentar). Mantenha nesta posição durante 3 expirações. No final da terceira, mantenha o umbigo em direção às costas e abaixe a perna, tomando cuidado para não movimentar a bacia. Repetir 5 séries.
Especialista: Mirca Ocanhas