sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Gratidão

Nossos pais ensinam que é educado agradecer quando recebemos algo. Eu, que fui bem educada, aprendi a dizer obrigada logo que comecei a falar... Mas levei anos pra entender que não é só uma questão de educação... é necessidade... é filosofia de vida. Agradecer é um dos atos mais felizes que alguém pode praticar. Mas nem todo mundo sabe a importância da gratidão. No meu entender, a gratidão deve vir antes do pedido. Antes do prêmio. Antes da conquista. Dizer obrigado assim que a gente abre os olhos de manhã, é confiar no bem que está pra acontecer. Parece complicado, mas é simples. Quando a gente se acostuma a agradecer, percebe que as coisas fluem com mais confiança. mais certeza... E o medo vai embora. Dizer obrigado antes de desejar, é acreditar na realização. Dizer obrigado em vez de lamentar, diminui as perdas. Dizer obrigado nos coloca numa condição gostosa de viver nesse mundo. Quer coisa mais legal do que agradecer por estarmos vivos? Experimenta só dizer obrigado por tudo o que você tem... E pelo que nem tem ainda... Você não faz ideia da energia positiva que essa simples palavrinha é capaz de atrair. Depois você me conta... Eu, que já sou grata pela chance de falar dessas coisas que me fazem um bem enorme... Fico mais grata ainda por ter você aí, me ouvindo com tanto carinho. Obrigada mesmo!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A saida é ser feliz!


Nem sempre as coisas andam como eu planejo. Mas eu gosto de pensar nos dias em que tudo dá certo. Nem sempre me cerco de pessoas compreensivas e carinhosas. Mas aí eu corro pros amigos de verdade, que me trazem tanto prazer. Nem sempre o meu corpo acompanha o ritmo da minha mente. Mas eu me alegro com a lembrança dos momentos em que corpo e espírito vibraram juntos. Nem sempre sou amada da forma que mereço. Mas busco lá nas gavetinhas da memória, os amores sinceros que tive. Nem sempre consigo achar conforto nas minhas orações. Mas me consola saber que eu não abandonei a fé. Vida nem sempre é justa, nem sempre é acolhedora, nem sempre é colorida. Mas eu insito na idéia de ser feliz. Porque não vale a pena passar pela vida carregando pesos... Colecionando mágoas. E já que estamos aqui... A saída é ser feliz.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Perdas

Dói, né? Sensação estranha a tal da perda... A gente perde e parece que tudo esvazia por dentro. Com o espaço que sobra, fica difícil rearrumar as coisas que saíram do lugar. Perder dinheiro, namorado, oportunidades... Perder a energia, o tempo... Perder o encontro ... Perder é sempre frustrante mesmo. Mas essas coisas, a gente recupera de um jeito ou de outro. Agora, perder gente que se ama... Ah, isso é difícil entender como funciona. Aceitar a perda de alguém muito próximo é tarefa complicada. Esse tipo de perda abre mesmo um buraco no coração, que não tem pessoa certa que preencha. Mas o tempo é poderoso e se impõe sempre. O tempo leva a gente pra frente... ao encontro de outras perdas e de muitos ganhos também. E quando a gente se dá conta, o que sobra é a memória. A bendita memória que nunca apaga a importância de quem foi embora... aí, o que era dor vira saudade. Perdas fazem a gente crescer. Fazem a gente ver o quanto somos pequeninos diante das coisas que não dá mesmo pra mudar. Eu até gostaria de dizer um texto bonito que ajudasse as pessoas que estão vivendo uma perda neste momento. Mas eu já perdi também... E sei que palavra nenhuma faz efeito. Então eu desejo apenas que você seja forte. E que tenha tempo pra ver o tempo passar. E ficar curado logo dessa dor.